terça-feira, 3 de março de 2009

Raqs al sharqi, a Dança Oriental



Raqs al sharqi seria traduzido como dança oriental,é a nossa conhecida dança do ventre. Dança do ventre foi um nome dado e difundido por orientalistas, em mil oitocentos e guaraná com rolha, no que seria o contato mais imediato do ocidente como nós conhecemos com esta dança. Alias, a ilustração é deste tempo, certo?Não consegui descobrir o nome do autor,infelizmente...mas enfim...

As origens da dança muito, muito, muuuuuuito confusas. Não há um consenso, e a grande maioria aponta a dança como originária de danças executada por sarcedotisas em louvor a deusa Ísis. Mas é certo que outras influência transfomaram a dança no que é hoje, influência inclusive do ballet russo(!).

Uma explicação beeeeeem resumida, para situar vocês um pouco, antes de desandar a falar de uma das minhas maiores paixoes!

Depois de anos no ballet clássico, que é lindo, e te dá todo um porte de princesa, eu queria algo mais leve, e criativo. A idéia foi o que?Dança do Ventre!

A principio, é difícil, principalmente depois de anos de ballet. O ballet te dá uma postura excelente p/ dança do ventre, mas te deixa dura. Até hoje tenho probleminhas com o jeito do meu joelho, movimento dos quadris...=P Mas a música é envolvente,e tu descobres teu corpo de outra forma, mais feminina, e acabas te apaixonando!

E ao contrário do que muitos pensam, é uma dança bem democrática. Tive aulas com meninas de 10 anos e com senhoras de 50.Todas, sem exceção, se divertiam muuuuuuuito!Minha professora ensinou,entre outras coisas, que a chave p/ se dançar dança do ventre é, como todas as outras danças, a delicadeza, sob pena de se tornar vulgar. E isso é fácil...=P

Já pratico há dois anos a dança, e vejo a diferença.Leveza, uma consciencia corporal diferente, muito mais magra, portanto sem barriga(esqueçam essa de que dança do ventre da barriga!nao vai te deichar com gominhos, logicamente, mas ela exige tanto da musculatura abdominal e da tua postura que é impossível não ganhar tônus muscular!), e efetivamente menos cólica menstrual.Isso eu nao acreditava muito, mas diminuiu mesmo. Talvez possam dizer que todo exercício físico faça isso,mas eu senti uma melhora muuuuito maior neste caso!

Precisa dizer que recomendo p/ tooooodas?

Agora olhem e se inspirem!;)



Ambas são bailarinas da casa de chá Khan el Khalili, em SP.

3 comentários:

  1. Oiii Cá, que bom que gostou do meu tuto, fiquei feliz hehehe!!!
    Olha sobre os pincéis eu uso alguns do meu kit, que comprei no e-bay, vem acho que 30 e pocos pinceis, num estojo e tb uso alguns que comprei na Cherry Culture que eles sao da Nyx, qq coisa me manda um e-mail ou me avisa que te passo o link certinho de onde vc encontra pra comprar ok??
    Bjãoooo
    FER

    ResponderExcluir
  2. Oiii Cá, adivinha...mudei denovo a roupa do blog hauahuahau, ainda nao estava feliz com aquela kkkkk...que bom que gostou da make, fiz pensando em vcs mesmo!!
    Bjãoooo
    FER

    ResponderExcluir
  3. Nena Camila, vc está sumidinha. Tá tudo bem?
    Bjosss

    ResponderExcluir

E então, o que achou?Aqui não é SAC, mas sua opinião é importante p/ mim!