sábado, 10 de outubro de 2009

Sobre gueixas

Eu estou lendo um livro, Gueixa, da Liza Dalby, que é simplesmente divino! Uma visão de uma antropóloga que és exposta no livro a partir da experiência que vivenciou pesquisando sobre o mundo das flores e salgueiro(não sei se reproduzi fielmente a expressão, que designa especificamente a sociedade das gueixas), não apenas como observadora, mas como uma. Ela passou por essa experiência, e conta muito bem. Não elimina o choque de culturas, não deixa de passar todas as informações, mas, ainda aissim, é uma leitura gostosa.

Eu achei interessante, por exemplo, a mudança drástica que elas sofreram. de ícones da moda(opa, no japão Feudal, elas as ditavam)à guardiãs da memorias de um povo. Porque elas agora são ícones da cultura tradicional,e essa transição, acreditem, foi muuuuito brusca. Houve quem defendesse a sua "ocidentalização", exigindo delas a sua descaracterização p/ a sua inclusão no novo japão. Gente. Quem conseguiria ver uma gueixa como gueixa, se ela estivesse de calça jeans? Não dá...não dá!

Acho super interessante, especialmente p/ aquelas que gostaram do livro,de Arthur Golden, Memorias de uma Gueixa, e/ou da adaptação p/ o cinema. Desmistifica algumas coisas, aprofunda, e sei lá...Um estudo mais fidedigno como esse encanta.

Mas enfim... para justificar um assunto tão off topic, vai um vídeo da maquiagem de uma maiko, coisa que dificilmente você vai copiar. mas quero tentar! na verdade, não sei bem o que fazer, p/ adaptar,mas enfim... a ideia é essa!





Detalhe: Eles aconselham as gueixas á não mostrerem os dentes quando rirem. o mitivo é puramente estético: a maquiagem branca torna qualquer dente amarelado.

3 comentários:

  1. Gueixas são tão bonitas, tão educadas, tão quietinhas! Gosto mais das micro gueixas, porque crianças japinhas são fofas e vestidas de gueixas ficam iguais a bonequinhas, dá muita vontade de apertar!! ^^
    Só não vai virar Mulan viu? =D

    ResponderExcluir
  2. Olá! muito lindo, porém creio que jamais conseguiria fazer. Querida tem selinho para você lá noblog. Te espero lá! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conheço esse, nem o livro/filme do outro.

    Fiquei pensando no make, que as vezes a gente fala que Não dá tempo de passar nossa base básica, imagina isso...rs

    Adoro quinoa, é uma delícia. E realmente esas comidas dão muita disposição.

    Bjsss

    ResponderExcluir

E então, o que achou?Aqui não é SAC, mas sua opinião é importante p/ mim!